logo

As Florestas Tropicais do Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo com mais áreas florestais, dentre elas estão as florestas tropicais, principais biomas para manutenção do clima do planeta.

O desmatamento e a fragmentação das florestas tropicais são uma grande ameaça a sua conservação, pois provoca a perda da sua biodiversidade, erosão e extinção de espécies.

 

Ao longo dos anos, com o desenvolvimento das cidades, a quantidade de árvores em centros urbanos vem diminuindo cada vez mais, e isso provocou abandono da população em relação aos cuidados e a história das poucas que restaram. Muitas pessoas não se importam ou nem percebem as árvores que estão ao seu redor, mas elas são uma parte essencial da nossa vida, elas deixam o ar mais puro e suas raízes ajudam na sustentação do solo.

Árvores são derrubadas sem que haja a consciência de que poderia ser a moradia de belos passarinhos, uma fonte de frutos doces, uma perfeita sombra para a leitura de um bom livro ou uma memória melancólica de antigos moradores do bairro, e é claro, uma espécie de umidificador para o planeta.

Além de nos trazer serenidade e equilíbrio, elas têm um papel importantíssimo no planeta, já que são essenciais para a regulação de sua temperatura, auxiliando no controle do aquecimento global de forma direta, através da captura de carbono da atmosfera. Também apresentam uma imensa biodiversidade e abrigam diversas espécies que se encontram perdidas em meio a tantos prédios e carros, nas grandes cidades.

 

Desta forma, preservar as árvores das cidades é de fundamental importância pois elas guardam a identidade biológica da região, permitindo a transição de várias espécies entre as florestas mais próximas e a cidade, auxiliando na promoção do equilíbrio dos ecossistemas.

trianon1.jpg
6

"Uma árvore traz vida com ela, seja onde for plantada”
(Gabriela Patricio Rufino, 15 anos)